Etiqueta do sushi: cinco dicas básicas para fazer bonito!

 Em Blog, Culinária, Cultura

comida japonesa

É inevitável adotar práticas culturais de outro país sem fazer pequenas adaptações. É por isso que o jeito brasileiro de comer comida oriental se difere um pouco do jeito original, praticado pelo japoneses. Mas saber de alguns macetes pode ser muito útil para você fazer bonito na hora de comer num bom restaurante oriental. Além do mais, não foi à toa que eles conseguiram transformar um simples mistura de arroz e peixe cru num dos pratos mais consumidos atualmente.

Saber comer te ajuda a aproveitar, de verdade, cada sabor guardado numa tábua de sushis. Por isso vamos dar uma de Glorinha Kalil da cozinha e apresentar aqui dicas para que você arrasar quando na hora do sushi:

Como pegar um sushi?

Usando o hashi ou usando os dedos. As duas maneiras são corretas.

Como comer?

Coloque o sushi inteiro na boca, de forma que o peixe encoste primeiro na língua. Não morda apenas metade do sushi e volte com a outra para a mesa.

O que fazer com o hashi?

Quando não estiver usando, deixe-o apoiado no hashi-oki (aquela pequena peça de porcelana). O sinal para dizer que você acabou de comer é deixar o hashi sobre o recipiente com shoyu. Jamais deixe o hashi jogado sobre a mesa!

E o gengibre?

Coma o gengibre entre um prato e outro. A função dele é limpar seu paladar para que você possa saborear o máximo de cada prato.Ah, quando for comê-lo com o sushi, coloque-o por cima de cada peça.

Cuidado com o Wasabi!

O wasabi não deve ser misturado ao molho, como se fosse uma sopa. Ele deve ser colocado em cada ingrediente de forma individual.

Posts recomendados

Faça um comentário

Digite e pressione Enter para pesquisar