Culinária Japonesa é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

 Em Culinária, Curiosidade, Eventos

Você já ouviu falar em Washoku? Agora, se falarmos “Comida Japonesa”, fica fácil de entender, não é? Pois saiba que eles são a mesma coisa. Washoku (和食) é um termo em japonês que, ao pé da letra, significa culinária japonesa – mas seu significado é bem maior que isso. Por sua tradição, cuidado e significado, em dezembro de 2013 a UNESCO nomeou a culinária japonesa como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, feito alcançado até hoje apenas pelas cozinhas francesa, mexicana e mediterrânea.

E aí você se pergunta: é claro que comida japonesa é uma delícia, mas como ela chegou ao ponto de se tornar um patrimônio da humanidade? Isso aconteceu porque, além de render pratos deliciosos, a alimentação japonesa envolve um processo cuidadoso que vem desde a escolha dos produtos, ao ritual e apresentação da comida. Vamos entender um pouco melhor?

Tradição e respeito à natureza

A culinária japonesa segue uma linha natural, priorizando o uso de ingredientes que acompanhem a sazonalidade das estações. Isso significa uma harmonia delicada do alimento com o clima, aproveitando o que há de melhor e mais fresco em cada época do ano. Além disso, a cozinha nipônica busca concentrar sua base em produtos naturais da região e é por isso, pelo fato do Japão ser um país insular, que sua culinária conta com a forte presença do peixe e dos frutos do mar.

Mas engana-se quem pensa que o Washoku é apenas um prato de sushi – é uma experiência que envolve afeto, cuidado e proteção. O preparo é permeado por tradições milenares, que transformam esses produtos em refeições completas, balanceadas, que refletem a cultura de seu país e são concebidas para compartilhar momentos com a família e a comunidade.

Um Patrimônio da Humanidade em sua festa. Já pensou?

Ainda que nós não estejamos no Japão, oWashoku é muito importante para o Kiboo Sushi. Assim como pedem as tradições, nossos ingredientes são escolhidos com todo o cuidado, buscando sempre honrar e respeitar a cultura que escolhemos em nosso coração. Se você quiser compartilhar com seus convidados toda a singeleza e os profundos significados – além dos melhores sabores, é claro – leve o Buffet do Kiboo Sushi para sua festa!

Posts recomendados

Faça um comentário

Digite e pressione Enter para pesquisar