Coisas que os chineses inventaram – Parte 2

 Em Blog

A China é uma dinastia muito antiga. Evidências arqueológicas sugerem que os homens primitivos habitaram o país entre 250 mil a 2,24 milhões de anos atrás. Com tanto tempo assim de história, os chineses, com toda certeza, inventaram muitas coisas. Vamos conhecer algumas?

01 – Carrinho de mão

Foi inventado pelo chanceler chinês Zhuge Liang durante a dinastia Han. Era usado em campanhas militares para levar suprimentos a soldados feridos.

 

02 – Pipa

Foi inventada na China há cerca de três mil anos. O primeiro texto que descreve o objeto foi escrito pelo filósofo Mo Tzu.

 

03 – Sismógrafo

Versões rudimentares foram inventadas pelos chineses por volta de 132 a.C, mas indicavam apenas a direção do epicentro do terremoto.

 

04- Fogos de artifício

Foram inventados na China há cerca de mil anos, logo após a criação da pólvora.

ideia12post-china

05- Escova de dentes

Surgiu no século 15. Uma enciclopédia chinesa de 1498 descreve como pelos curtos e grossos do pescoço de um javali siberiano eram presos a um cabo feito de ossos de animais.

 

06- Dominó

O jogo foi criado pelo soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C. a 182 a.C.

 

07 – Tinta

Foram inventadas pelos chineses há 4.500 anos, combinando fuligem, óleo de lampião, gelatina e almíscar. Eram usadas para pintar os entalhes em pedra. Com o advento da escrita, foram necessários novos tipos e cores de tintas, produzindo textos detalhados e permanentes.

 

08 – Cardápio

O primeiro menu de restaurante foi criado há cerca de mil anos, durante a Dinastia Song. A solução foi feita para descrever a abundância de alimentos da culinária.

 

09- Papel higiênico

O registro mais antigo do uso do papel higiênico é chinês, do século 6, quando Yan Zhitui, erudito e oficial do governo, emitiu um alerta contra usar textos com dizeres filosóficos para limpar o traseiro.

 

10 – Paraquedas

Há relatos de acrobatas chineses que flutuavam sobre a terra usando ‘guarda-chuvas’. As lendas datam de 90 a.C e contam também a história de um grupo de prisioneiros que teria escapado da morte saltando de uma torre, usando chapéus de palha.

 Até a próxima!

Posts recomendados

Faça um comentário

Digite e pressione Enter para pesquisar